Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Partilha pessoal | 5 dias na semana, várias refeições para organizar e definir



Hoje falo um bocadinho de mim, e como normalmente são os meus dias em termos de alimentação. Por vezes não é fácil conciliar a nossa alimentação com o nosso trabalho, com os convívios constantes e com a falta de tempo. Mas na realidade, e como tudo na vida, é tudo uma questão de prioridades. Ou seja, se quisermos ter um estilo de vida saudável, só custa até começar a fazer parte do nosso dia-a-dia. A partir daí já é um hábito como outro qualquer. 
 
Não gosto muito de cozinhar,  o que não me ajuda muito. Por isso mesmo, normalmente opto por coisas simples e rápidas de fazer. Também não me apetece chegar a casa às 21h e fazer o jantar, ou seja, opto por deixar as coisas minimamente preparadas ou fazer em maior quantidade para me dar para mais vezes. 
 
Normalmente o meu dia-a-dia:
  • Pequeno-almoço: Não vario muito porque gosto mesmo de começar o dia com flocos de aveia, iogurte e normalmente uma peça de fruta. Esta semana foi uma dessas semanas, em que comecei o dia assim. Aliás, um dos dias foi em modo papas de aveia (receita aqui) e outro em panquecas de aveia (receita aqui), feitas no dia anterior, como podem ver nas imagens em baixo. Nunca, mas nunca, podem começar o dia com bolos de pastelaria, croassaints, bolachas... Esse tipo de alimentos são ricos em açúcar e em gordura, não trazendo nada de benéfico ao vosso dia-a-dia! Não me digam que é mais fácil e que é porque não têm tempo! Ficam aqui exemplos de pequenos-almoços para toda a semana.



  • Snack da manhã: Dependendo da minha manhã e das horas a que acordo, há sempre a possibilidade de um pequeno lanche a meio da manhã. Costumo levar na marmita ou então ter algumas coisas no carro. Esta semana optei por bolachas de arroz (estava em viagem). Nos outros dias não foi preciso. Se viram o meu insta story, ontem comi uma sopa de brócolos às 11h, era mesmo o que me estava a apetecer (nos dias em que acordo bem mais cedo, às 11h já estou pronta para uma sopinha:)). Hoje, com este calor, o que me estava mesmo a apetecer era queijo fresco com morangos :) Exemplos de snacks, aqui.



  • Almoço: Tenho a sorte da maioria das vezes conseguir vir almoçar a casa. Mas, muitas vezes é a hora em que aproveito para ir correr ou seja, o tempo acaba por ficar apertado. Costumo fazer jantar a pensar logo no almoço do dia seguinte, o que me facilita muito. Inicio todas, ou quase todas as minhas refeições com uma sopa de legumes e depois o prato principal. Esta semana foi desde um hambúrguer no h3 (foi no centro comercial),  frango guisado com salada de tomate, salmão grelhado com batata-doce e brócolos (ficou feito no dia anterior), ovos mexidos com tomate, ´esparguete´de courgete e cenoura à bolonhesa. Quando não tenho tempo para almoçar ou nada preparado, ou saí ovos ou atum. 
 




  • 1º Lanche da tarde: Normalmente é semelhante ao pequeno-almoço, pois a tarde é bem grande até à hora de jantar. Têm de ter um lanche que vos dê prazer e que vos "encha" as medidas. Levo flocos de aveia, iogurte e fruta na marmita, tudo misturado! Assim, é só pegar na colher e comer, mais nada! Não dá trabalho nenhum! Não arranjem desculpas para não lancharem, não digam que dá tempo a preparar. 
 

  
  • 2º Lanche da tarde: Quando a tarde é longa e já sei que o jantar vai ser tardio faço um 2º lanche. Normalmente que não seja muito pesado porque depois é hora de jantar. Frutos secos, queijinho da vaca, peça de fruta, ovo cozido são algumas opções. Se estiver em casa, como uma sopa.
 
  • Jantar: Primeiro sopa (se ainda não tiver comido), claro! Ou sobra do almoço, ou do dia anterior, ou faço alguma coisa quando chego. A forma de o conseguir é mesmo ter coisas simples em casa e rápidas de fazer, como bifes de peru/frango, ovos, latas de atum ao natural. Se deixarem a descongelar depois é só fazer e não demora assim tanto tempo. Como normalmente faço jantar a conta com almoço, foi frango guisado com salada de tomate, salmão grelhado com batata-doce e brócolos, ´esparguete´de courgete e cenoura à bolonhesa. 

  • Ceia: Normalmente não faço esta refeição porque fico satisfeita ao jantar e já não preciso de comer antes de me deitar. Muitas vezes precisam de fazer esta refeição se ao jantar acabam por comer apenas uma sopa ou nada de especial. Não pode ser! Se precisam de ideias para a ceia, vejam aqui.
 
O mesmo para o exercício físico, faz parte do meu dia-a-dia. Claro, sempre que possível. É uma prioridade para mim e por isso mesmo acabo por tentar organizar o dia em função das consultas (se quiserem saber os locais de consulta, veja aqui), claro, mas também em função do exercício. Há sempre algum evento, algum encontro ou alguma tarefa que se sobrepõe à prática de exercício físico. Isto até a prática de exercício físico ser uma prioridade na vossa vida. Pensem num exercício que gostem claro. 

Normalmente tento correr dia sim dia não. No entanto se souber que há dias em que não consigo ir, opto por correr dias seguidos, mas uma distância menor. Então agora que os dias anoitecem mais tarde, já não tenho desculpa para não correr pelas 20h00/20h30 quando chego das consultas.
 
 

Todos trabalhamos, todos temos as nossas ocupações, todos nós arranjamos desculpas para não conseguir fazer.nada disto... Acho que a palavra de ordem é mesmo ORGANIZAÇÃO e querermos ser mais saudáveis!
 
Põe-te na linha! Alimenta a tua saúde!