Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dicas | 5 passos para evitar o desperdício alimentar em sua casa

PoetenaLinha_Cozinha_lowres-83.jpg

 

E que tal começar a ter algum cuidado com o desperdÍcio alimentar em sua casa? Principalmente nesta época, em que existem imensas sobras e muitas vezes acabam por ir para o lixo. Além de sermos consumidores conscientes, podemos também poupar dinheiro, uma vez que a nossa alimentação é uma grande fatia do nosso orçamento familiar.

 

  • Compre o que realmente precisa (Lista de compras)

Compre apenas o que precisa na realidade e tenha atenção às promoções: Quantas vezes para aproveitar as promoções comprar maior quantidade de produtos que depois acabam por se estragar? Não se esqueça que os legumes, verduras e frutas são perecíveis. Faça o planeamento das suas refeições semanais, uma vez que assim é mais provável que apenas compre as quantidades necessárias.

 

  • Cozinhe de acordo com os produtos que tem em casa

Se tiver em atenção a data de validade dos produtos que tem em casa, de certeza que irá diminuir o desperdício em sua casa. Se não o fizer, imensos produtos acabarão por ir para o lixo. Ao fazer a sua lista de compras pode escrever que tipo de refeição irá fazer para que não acabe em esquecimento.Quantas vezes temos em casa alimentos que nos esquecemos na gaveta do frigorífico e acabamos por deitar fora? Se por vezes não sabemos o que fazer com esses produtos, podemos sempre congelar. 

 

  • Arranje e prepare os legumes

Quantas vezes os talos dos legumes vão para o lixo? Que tal começar a preparar com tempo e utilizá-los para a confeção das refeições? Por exemplo, se cortar os talos dos brócolos aos cubos pequeninos faz um ótimo estufado ou assado. Além disso, pode utilizar para a base das suas sopas. Receita de legumes estufados, aqui. Receita de legumes na wok, aqui.

 

  • Cozinhe em grande quantidade vs Congele

Além de poupar em eletricidade e em gás, se cozinhar em grande quantidade também poupa trabalho. No entanto, não pode deixar no frigorífico durante vários dias senão acaba por se estragar. Cá por casa, cozinha-se em grande quantidade, divide-se por marmitas e põe-se no congelador, principalmente sopa e legumes estufados. Quanto tem vários tipos de legumes em casa, e de forma a não se estragarem, opte por fazer um estufado de legumes.

 

  • Reutilize as sobras

Utilize as frutas já pisadas para fazer sumos ou batidos. Parece-lhe uma boa ideia? :) Muitas vezes congelo e depois junto ao meu pequeno-almoço ou lanche. Também pode fazer um puré de fruta e colocar como topping das suas panquecas de pequeno-almoço. Ou então, cozer e guardar. 

 

 

 

Põe-te na linha! Alimenta a tua saúde! 

LOGO_HORZ_P&V.png