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Dia da asneira! Sim ou não?!?

Então hoje é sexta-feira e a probabilidade de alguns erros alimentares é bem maior. Acertei? Normalmente existem festas de aniversários, jantares com família ou amigos, casamentos, baptizados... ou seja, uma diversidade de eventos que nos podem levar a ter uma alimentação diferente do que é habitual.

 

Ora bem, se temos eventos especiais ao fim-de-semana, ou até durante a semana, considero que podemos fazer uma refeição diferente, de acordo com o que está disponível. Ou seja, e imaginemos que fazemos anos ou que o seu marido/a sua mulher ou os seus filhos fazem anos..claro que vamos comer um bocadinho do bolo de aniversário! Sou contra o fundamentalismo, o que acontece muitas vezes. No entanto, comer uma fatia de bolo é bem diferente de comer batatas-fritas à refeição e todas as sobremesas que existem em cima da mesa. São coisas bem distintas.

 

No entanto, se não existe qualquer evento importante ou em que faça "sentido" ter um tipo de alimentação diferente, porquê ter de o fazer? Isso também não me faz sentido. Ou seja, "se não existe razão" para comer uma sobremesa porque é que o temos de fazer? Porque é fim-de-semana?!?!? Não me parece... A minha sugestão é: Avaliem e se o fizerem, façam conscientemente! 

 

Aproveito para deixar algumas dicas para quando temos esse tipo de eventos na nossa casa:
 
  • Entradas: Qual é o problema de oferecer uma sopa aos convidados? Pois, não estamos habituados! Mas devíamo-nos começar a habituar! Primeiro ajuda a controlar imenso o que comemos de seguida e segundo, faz com que não comamos tantos petiscos. Queijo fresco com tomate cherry, palitos de cenoura, omelete de forno, cogumelos salteados, requeijão enrolado em pepino, ovos recheados... há bastantes opções de entradas! Vamos lá deixar de lado os rissóis, croquetes, pão de alho, chouriços...alimentos que não nos fazem bem nenhum, e que só nos fazem não comer o prato principal.


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  •  Menu: Tenha em atenção o tipo de prato e opte por assados, estufados, grelhados ou cozidos. Deixe de lado os fritos (batatas fritas) e salteados. Lá porque talvez seja muita gente para o jantar, não precisa de fazer um bacalhau com natas ou uma lasanha. Porque não optar por fazer uma perna de peru, polvo/pota, pargo... há tantas opções! Depois é só fazer batata-doce (pode aproveitar o calor do forno) ou um arroz e legumes para acompanhar. 

 

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  • Sobremesa: Fruta fresca, cozida ou assada. Pode também optar por salada de fruta. Por exemplo, triturar um iogurte com manga e resulta em mousse de manga... Há sempre uma forma de agradar os convidados e não é preciso ter sempre sobremesas. Estamos é mal habituados :) Ou quem sabe, fazer umas panquecas a acompanhar com puré de fruta e frutos secos e...para os mais gulosos, 1 fio de mel? 

 

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  • Saladas: Tempere com azeite e vinagre. Deixe de lado molhos de mostarda ou ketchup. Neste tempo as saladas não apetecem tanto porque está mais frio, mas pode sempre optar por um estufado de legumes ou legumes na wok. Fica super saboroso e é um ótimo acompanhamento para as refeições. 
 
  • Bebidas: O melhor é a água já sabe. Senão beba 1 copo de vinho ou uma cerveja. Deixe de lado refrigerantes (se tiver mesmo de ser, opte por light ou zero). Porque não fazer um sumo de fruta natural ou uma limonada? 

 

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