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5 dicas para ter um almoço saudável

 

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Ter um almoço saudável não custa assim tanto! Temos é de saber muito bem o que devemos colocar no prato e em que quantidades. Para além disso, precisamos de bastante força de vontade para não no deixarmos levar pelas inúmeras tentações. Pensar “é só hoje”, estando numa fase de perda de peso pode influenciar os seus resultados e também o progresso que já tenha tido. É sempre possível pedir uma sopa quando chega ao restaurante, pedir uma salada para acompanhar o seu prato, e optar por pratos que não apresentem gordura ou molhos em exagero. 

 

Como as escolhas nem sempre são as melhores, por falta de conhecimento ou mesmo por preguiça, aqui ficam 5 dicas que deve ter em conta para ter almoços sempre saudáveis:

 

Corte na comida de plástico e nas gorduras

Deixe de lado tudo aquilo que se intitula de comida de plástico (hambúrguers, pizzas, lasanhas…), e evite tudo o que seja bolos, salgadinhos, bolachas, batatas fritas de pacote, gelados, etc. Para uma refeição nutricionalmente equilibrada, prefira os cozidos, os grelhados, os assados e os estufados. Tente também ter refeições leves e de fácil digestão.

 

Privilegie sempre os alimentos hortícolas

Num prato, os legumes ou os vegetais devem constar em maioria, de preferência, ocupando metade do prato. E, mesmo que não goste de um ou de outro hortícola, não tem desculpa para não os comer, uma vez que há uma imensa variedade à sua escolha, assim como existem várias formas de serem confecionados.

 

Para beber, prefira a água

Beber apenas água à refeição é sempre a melhor opção. Num almoço saudável fica de fora qualquer tipo de refrigerante com ou sem gás, assim como todos os sumos de pacote, uma vez que apresentam alto teor em açúcar. No entanto, dias não são dias, e quando lhe apetecer, opte por um sumo natural de fruta.

 

Faça refeições completas com sopa, prato principal e fruta

Comer sopa no início da refeição e fruta no seu final é outra das escolhas saudáveis que deve seguir, especialmente se vai almoçar fora e está rodeado de tentações calóricas, cheias de gordura e de açúcar. Pense que, tendo a opção da sopa e da fruta, a necessidade de comer muito no prato principal vai diminuir. Para além disso, uma refeição completa fará com que a sua saciedade se mantenha ao longo da tarde, o que permite ficar afastado de snacks e de lanches pouco recomendáveis.   

 

Não abuse nos molhos e nos temperos

Os molhos e os temperos devem ser usados o mínimo possível. Opte sempre por colocar apenas azeite ou vinagre nos seus pratos, evite os concentrados de tomate e os molhos já prontos, e tempere a sua comida com sal (q.b.), alho, limão, louro, coentros ou salsa. Vai ver que não precisa assim tanto deles para tornar os seus pratos bem deliciosos!

 

Optar pelos bons hábitos alimentares e pela prática de exercício físico, que se torna fundamental para que consiga alcançar os seus objectivos. E mesmo que não goste de ginásios, tem sempre a opção de contratar um profissional para obter um treino personalizado e que vá de encontro às suas reais necessidades. Por exemplo, na Zaask, pode ver um personal trainer no Porto, em Lisboa ou em qualquer outra cidade do país! Não há mesmo lugar para desculpas!

Não se esqueça: aliando uma alimentação saudável à prática regular exercício físico, ficará com mais energia, boa disposição e uma saúde para dar e vender!

 

Põe-te na linha! Alimenta a tua saúde!

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 Fonte da imagem: Pinterest