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Dicas | 4 truques essenciais para emagrecer | Nutricionista Maria Gama



Um tema que interessa a muita gente e um assunto que me dá muito gosto. Primeiro que tudo, quem quer perder peso tem de perceber que tem de alterar hábitos alimentares agora e daqui em diante, porque ´milagres ´não há :) E como digo muitas vezes, pensem no que é um dia, chegarem ao peso que querem e manterem... com alguns erros alimentares, desde que equilibrados. E mais importante que tudo, não desistam! Porque senão, estão de desistir de vocês.
 
 
Dietas radicais: Sim, perde-se muito peso. Sim, têm resultados extraordinários ao fim de uma ou duas semanas. Mas será que é sustentável ao longo do tempo?! Na minha opinião não, porque acima de tudo e mais importante, é aprendermos a comer. É percebermos que temos de alterar os hábitos alimentares que talvez estejam enraizados há muitos anos, ou seja, mudar para sempre. Além disso, e muitas vezes, o resultado depois desse peso todo perdido e uma vez que houve uma redução drástica em termos de alimentos e nutrientes, é querer voltar a comer ´este mundo e o outro´.  
 
 
Desistir?! Nunca! Eu sei que é difícil por vezes não atingirmos os nossos objetivos e não perdemos o peso que tanto desejamos. Mas se pensarmos, a vontade de desistir não vai ajudar em nada. Aliás, só vai fazer com que esse objetivo não seja cumprido. Falo nisto relativamente ao peso como a outro assunto na nossa vida. Somos nós que estamos em questão, é a nossa saúde que está em jogo. Será que faz sentido, caso não vejamos resultados na perda de peso, começar a comer novamente salgados e batatas-fritas diariamente? Não me parece! Cada passo é um passo e o caminho faz-se caminhando. O mesmo relativamente ao exercício. Posso partilhar com vocês que agora vou ter de deixar a corrida de lado (por muito que me custe), mas já estou a pensar em alternativas e estou a pensar ir para a natação e continuar a fazer trx em casa. Se não dá de uma maneira, tem de dar de outra. 
 
Metas: Pode ser uma ótima estratégia para nos motivarmos e vermos que conseguimos mudar. Mas as metas têm de ser reais, fazivéis e sustentáveis ao longo do tempo. Ou seja, nada de começar a pensar que a partir de agora vamos 7x por semana ao ginásio, vamos caminhar todos os dias e não vamos comer nada que não esteja escrito no plano alimentar, mesmo que seja o aniversário do nosso pai/filho ou namorado. Gente, o mais importante para perder peso é também ser feliz, não perder a vida social e sentirmo-nos bem. Ou seja, pensem em metas como: 3x semana vou ao ginásio, vou começar a beber 2L de água, não vou comer pão 1x semana e vou comer ovos mexidos ao pequeno-almoço à segunda-feira. 
 
Ajuda: Quando precisamos de apoio é fundamental falar com as pessoas à nossa volta para perceberem a importância e o papel que podem ter. No que diz respeito à perda de peso, ainda mais. É importante que toda a gente esteja envolvida e não me digam ´ah mas eles não têm culpa de eu ter de perder peso´ porque sinceramente não percebo. Isso significa o quê? Que podem comer tudo o que quiserem? Que podem beber refrigerantes e comer gelado como sobremesa? Não me parece! Porque realmente não faz sentido e apesar de não terem de perder peso, têm de cuidar da sua saúde! Por exemplo, e para perceberem, na maioria dos jantares que dou, a sobremesa é fruta. E porquê? Porque a mim também me custa não comer sobremesa se a tiver a olhar para mim e por isso mesmo já defini que é assim, e devia ser sempre. 
 
E claro que, e fundamental é a prática de exercício físico. Ajuda muito na perda de peso e não pense que tem de ir para o ginásio 2horas ou que fazer exercício físico é inviável porque pode apenas caminhar dia sim dia não e já ajuda. Deixo aqui alguns produtos em desconto caso queiram aproveitar, ou então, se carregarem nas imagens têm acesso a mais promoções.
 
 
 
 
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Ideias de marmitas para crianças | Showcooking no Jumbo, Nutricionista Maria Gama

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Na sexta-feira estive no Jumbo de Cascais a fazer um showcooking sobre marmitas para crianças e para adultos. Aqui ficam algumas ideias para começarem a aplicar e que podem também enviar para os lanches dos mais pequenos aí em casa. E quem sabe, servir para o vosso lanche também :) E é engraçado quando percebemos que as crianças gostam do que fazemos: foi desde os muffins, às waffles de aveia e pão recheado com abacate e tomate -> tudo aprovado! Claro que, depende muito do gosto de cada pessoa e dos sabores a que estão habituados. Mas o desafio é esse, tentar variar a alimentação e introduzir alimentos a que não estão habituados. 

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Muffins:

 

Ingredientes:

  • Ovos (6)
  • Tomate cherry (10)
  • Cenoura ralada (2)

 

Modo de preparação e confeção:

  • Bater numa tigela os ovos e juntar o tomate cherry cortado ao meio e a cenoura ralada. 
  • Colocar numa forma de silicone (utilizo sempre de silicone porque é mais fácil) no microondas durante cerca de 5 minutos (costumo colocar 3 minutos, depois ver como está e voltar a colocar)

 

Waffles de aveia:

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Ingredientes:

  • Flocos de aveia (3 colheres de sopa)
  • Ovo (1)
  • Água, leite magro ou bebida vegetal (100ml)
  • Banana (1)
  • Canela a gosto

 

Modo de preparação e confeção:

  • Junte todos os ingredientes num recipiente e triture com a varinha mágica;
  • Depois é só colocar na máquina de fazer Waffles e esperar que fique pronto. Podem rechear da forma que quiserem.

 

Pão recheado com abacate e tomate:

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Ingredientes:

  • Pão escuro 
  • Abacate (1)
  • Tomate cherry (2 por cada pão)
  • Sumo de limão 
  • Oregãos

 

Modo de preparação e confeção:

 

  • Esmagar o abacate até ficar homogéneo e juntar o sumo de limão e os oregaõs. 
  • Cortar o pão a meio e rechear com 1 colher de sopa da mistura anterior e colocar os tomates por cima.

 

Além disso, e como acho que gostam sempre de ter mais ideias, podem ver nesta publicação a receita das panquecas de aveia e do bolo de aveia e pêra e fiz no workshop em Agosto. Para quem precisar de mais ideias de receitas, ficam aqui três livros que podem ajudar. É só carregarem e têm acesso ao descritivo do livro bem como a livros do mesmo género.

 

 

 

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3 dicas para conseguir que o seu filho tenha uma alimentação saudável | Nutricionista Maria Gama

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Conheçam a Mel, do blog Entre Fraldas e Mojitos :)

 

Ora pois bem... Uma das coisas que oiço muito em consulta é...: Relativamente a uma alimentação não saudável: "mas eles gostam", e relativamente a uma alimentação saudável: "mas eles não gostam. Primeiro que tudo, e sendo apenas a minha opinião pessoal, eles só "gostam" se estiverem habituados a determinado tipo de alimentos, pois se nunca experimentarem, nem sabem o que é. Eu, por exemplo, não me lembro de alguma vez ter experimentado um leite com chocolate.... Dica: Esse tipo de alimentos ficam nas prateleiras do supermercado.

Como devem compreender, os pais são os exemplos para os seus filhos. Ou seja, não faz sentido estar a obrigar uma criança a comer sopa e legumes à refeição se são os únicos a fazê-lo. Este tipo de alimentos são fundamentais no dia alimentar das crianças, como dos adultos. Aqui não há distinção. Dica: Todos em casa têm de comer sopa antes de todas as refeições, bem como acompanhar o prato sempre com legumes ou saladas.

Eu sei que pegar num pacotinho de bolachas maria é super super fácil (e eles gostam), mas realmente, se souberem que lhes estão a dar uma bomba de açúcar, continuam a dar? Há imensas formas de conseguirmos arranjar lanches fáceis e práticos para levar para a escola, sem ser esse tipo de alimentos industrializados e que só lhes criam dependências. Se querem ver algumas ideias, vejam esta publicação. Dica: Sentem-se 15 minutos a pensar de que forma conseguem preparar lanches saudáveis para os vossos filhos. O hábito cria rotina!

Podem crer que esta publicação não tem como objetivo dar-vos mais trabalho no que diz respeito à alimentação dos vossos filhos. Eu sei que cada vez se trabalha mais horas, se tem menos tempo, e menos paciência. No entanto, é a saúde dos vossos filhos que está em risco, e com isso é que temos de nos preocupar. À pouco tempo ouvi uma afirmação sobre a questão de os filhos pedirem bolachas, donuts, croassaints...a qual me fez todo o sentido "Se o seu filho lhe pedir uma cerveja, dá-lhe?"
Além disso, e faço questão de dizer, que não sou nada fundamentalista e radical, pelo que, como nós, existem dias e dias e as crianças também podem cometer alguns erros alimentares, desde que equilibrados. Existem festas de aniversário, jantares em casa com família etc... pelo que nesses eventos há maior probabilidade de existirem alimentos menos saudáveis.


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5 ideias de jantares para a sua semana | Nutricionista Maria Gama

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Muitas vezes a questão ´jantar´ é uma preocupação, ora porque não temos ideias, ora porque não temos tempo ou apenas porque não temos cabeça para pensar nisso. No entanto, e apesar de saber que muitas vezes a vida é uma correria, é fundamental que esta refeição esteja sempre presente e que seja nutricionalmente adequada, não optanto (NUNCA), por uma sandes ou salgados. Por isso mesmo, deixo aqui algumas ideias de jantares que são fáceis de preparar e de fazer :)

 

Frango grelhado + Legumes salteados + Ovo escalfado

(costumo comprar os legumes já prontos do Lidl, para ter sempre em casa

para quando não tenho tempo para arranjar legumes frescos e cozinhar)

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Ovos mexidos ou em omelete com legumes a gosto

(É só uma questão de variar: na da esquerda tenho courgete, alho francês

e cebola e na fotografia da direita é cebola e tomate)

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Peixe assado com batatas a acompanhar com salada ou legumes

(A minha dica é deixarem sempre descongelado de um dia para o outro para facilitar.

Normalmente ponho cebola às rodelas e baixo, pimento e tomate. Coloco o peixe e as batatas e vai ao forno.

Gosto muito de utilizar o forno porque é só colocar lá dentro e fazer, não tenho de me preocupar com mais nada :) )

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Esparguete de courgette e cenoura com carne à bolonhesa

(Podem ver a receita aqui)

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Bife grelhado com legumes, o mais fácil de todos 

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Como sei que por vezes o mais dificil são ideias, aqui ficam alguns livros que vos podem ajudar nisso. Se carregarem têm acesso à descrição do livro e a mais livros do mesmo género :) 

 

 

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Receitas | Creme de alho francês e cenoura + 3 receitas de sopa

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Cá vai a receita da sopa de alho francês que fiz na semana passada hora de almoço :) Eu gosto de fazer sopas a ´olhómetro´, porque acho que para fazer uma sopa saborosa não é preciso muito. Além disso, e como não sou fã de cozinha, sempre que estou a fazer o almoço e/ou jantar, tento logo despachar mais qualquer coisa, para me facilitar a vida :) Fiz a sopa na KCook Multi da Kenwood, o que facilita a sua confeção, mas para quem não tem, é só reproduzir a receita no tacho. A única sugestão que vos dou é adicionarem o azeite só no final.

 

Esta sopa foi mesmo juntar tudo o que estava no frigorífico para não se estragar e porque já não tinha sopa.

 

Tempo de preparação: 10 minutos

Tempo de confeção: 30 minutos

Dose: Até 8 pessoas

 

Ingredientes:

  • Courgete (2)
  • Alho francês (2) - Utilizo todo 
  • Cebola (1)
  • Cenouras (2)
  • Azeite q.b
  • Água q.b
  • Sal q.b

 

Preparação:

  • Cortar todos os legumes para dentro da taça.

 

Confeção:

  • Cobrir com água, apenas até 3/4 dos legumes e juntar sal. No programa Sopas, selecionar a opção Sopas rápidas. Deixar fazer.
  • No final colocar uma colher de sopa de azeite.
 
Deixe as sopas de lado de compra, quanto menos alimentos processados tivermos na nossa alimentação melhor! É verdade que fazer sopa dá trabalho, mas pode fazer em grande quantidade e congelar. Deixo aqui mais receitas:

 

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SÁBADO | BRUNCH BRUNCH BRUNCH




Sábado, um dia ótimo para variar as nossas refeições! Concordam? Sair da rotina, fazer uma refeição em família, na conversa e a contar como foi a semana... Uma boa desculpa para algum tempo passado à mesa :)
 
Por aqui é uma coisa que tenho feito, e que sinceramente... adoro! 
 
O menu que temos feito é:
 
  • Ovos mexidos: Normalmente faço só mesmo ovos simples, mas também gosto de juntar cebola e coentros. Outra ideia que também podem gostar é fazer cogumelos salteados para acompanhar, fica ótimo! É só colocar um bocadinho de azeite e alho picado na wok... deixar cozinhar, e voilá.
  • Guacamole: Por acaso nunca fui muito fã de abacate, mas pensei `epa vamos lá tentar arranjar uma maneira de gostar do sabor´e consegui... com guacamole. Se quiserem a receita, está aqui. Gosto de acompanhar com os ovos mexidos, com panquecas ou até com bolachas de arroz.
  • Panquecas: Há imensas variedades de panquecas para surpreenderem o pessoal aí de casa.. :) Aqui ficam algumas receitas:
  • Waffles, receita aqui. Gosto de comer queijo fresco, iogurte ou fruta. 
  • Torradas de batata-doce, é só DEMAIS! É tão fácil de fazer e uma forma de variar. É só cortar as batatas-doces na longitudinal e colocar na torradeira, cerca de 2 a 3 vezes. Fica ótimo ou com guacamole ou queijo fresco. Experimentem e partilhem :)
 
Todas estas ideias são adaptáveis ao que vocês gostam. É só terem imaginação e perceber como podem fazer alterações consoantes os gostos aí de casa.
 



 
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