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Dicas | 5 alimentos proibidos na alimentação das crianças




Vamos lá falar de um assunto muito importante, o que comprar, ou não, quando vamos às compras para os mais pequenos aí de casa. Primeiro que tudo, temos de ir às compras ´focados´, ou seja, saber o que vamos lá fazer, o que vamos lá comprar... não ir para lá passear :) E porquê? Porque senão começamos a andar de corredor em corredor, a olhar de prateleira em prateleira e a ponderar em trazer mais alimentos dos que tínhamos programado.
Ah... e já agora, não vá nem com fome (faz toda a diferença) e não vá sem lista de compras. Ora porque se vai esquecer do que lhe faz falta, ora porque vai passar pelos corredores que não precisa. 

Além disso, aliás de muitas vezes eu achar que é melhor as crianças não irem às compras, cada vez mais acho que é fundamental irem, para estarem envolvidos neste hábito! Ou seja, irem com os pais, mas de forma a que percebam que existem alimentos que não entram no carrinho de compras.
 
  • Batatas-fritas: ´Ah.. mas às vezes não há tempo de fazer arroz então é mais fácil´...Nem pensar! Fazer arroz demora cerca de 10 minutos e se já o tiverem feito (façam em grande quantidade), não demora tempo nenhum. É só mesmo aquecer. Ninguém deve comer batatas-fritas diariamente quanto mais as crianças! É um hábito que não deve fazer parte do nosso dia-a-dia e é um alimento que não pode haver em casa!


  • Bolachas: Ninguém precisa de bolachas. Se quiser comprar alguns bolachas, aconselho as bolachas de arroz ou de arroz ou de sésamo. Bolachas maria, torrada, de chocolate ou o que quer que seja tem de ficar no supermercado! Ou seja, quando vamos às compras não passamos por este corredor.
 
  • Refeições congeladas: Eu percebo que trabalhamos muitas horas e que por vezes não há tempo para nada. Mas realmente, o valor nutricional das refeições congeladas não tem qualquer benefício à nossa saúde. Será que nos dias em que não há tempo, não pode fazer uma omelete? Grelhar um bife? Já não digo fazer um assado porque demora mais tempo... No entanto, aconselho sempre a terem legumes pré-congelados. Apesar de recomendar legumes frescos, como demoram mais tempo a preparar, pelo menos nos dias em que não tem tempo, é só cozer os pré-congelados.
 
  • Donuts, bolicaos, croassaints: Antes de mais respondam-me à questão...Qual é a razão para levarem estes alimentos para casa?!?! Este tipo de alimentos não pode fazer parte das nossas compras nem da nossa alimentação. São ricos em gordura e açúcar, tendo um valor calórico muito elevado. Não pode servir de lanches, nunca. Se precisam de ideias para lanches, vejam esta publicação. Pode crer que sai muito mais barato e que lhe faz muito melhor. Diariamente não temos noção do que este tipo de alimentos faz à nossa saúde.
 
  • Molhos (maionese, ketchup): Sabem que ao adicionar este tipo de alimentos às refeições aumentam bastante a quantidade de gordura que ingerem? Se querem refeições com sabor, temperem com ervas aromáticas ou especiarias , façam marinadas com vinho e alho por exemplo e confecionem o alimento no tempo correto. 

Aproveito para deixar aqui do EZPZ Portugal, o quais tem a missão de melhorar a vida de todas as mães e todos os pais, transformando as refeições em momentos de diversão! Tem várias características que ajuda bastante as crianças a comer (por exemplo, fica preso à mesa).

 
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Partilha pessoal | O fim-de-semana e os ´erros alimentares´ da Maria





Passou mais uma semana a correr! A passada com alguns feriados pelo meio, o que nos ajuda a manter a nossa alimentação. Mas começando pelo início, na última sexta-feira estive no Porto e sábado no Luso Fruta Power On em parceria com a Montiqueijo a dinamizar um workshop de snacks saudáveis. Como fui ao Porto (já que não vou muitas vezes), aproveitei e fomos comer uma francesinha. E porque escrevo isto? Porque acho que é importante partilhar com vocês que também faço ´erros alimentares´, ou seja, que também sou igual a vocês e que também gosto deste tipo de comidas! MAS, admito que como não estou muito habituada a este tipo de refeições, fiquei super cheia e o meu organismo só ficou mesmo ok no domingo. 

Nesse fim-de-semana estive em Santo Tirso a convite da Câmara Municipal e conheci a Sofia do Pedaços de Nós, a Paula do Viver o Porto e a Rita do Entre Fraldas e Mojitos, que foi ótimo! Partilhámos os nossos blogues, partilhámos sobre o que escrevíamos. Foi uma companhia maravilhosa! Conheçam os blogues, acho que vão gostar! :)

No sábado jantei um robalo grelhado em camada de legumes e não comi sobremesa. Ainda estava meia enfartada e como já tinha comido francesinha na sexta-feira, qual era a necessidade de comer sobremesa no sábado? É assim que eu penso. O mesmo no domingo, que optei por cabrito no forno com batatas e legumes. De entradas comi apenas mexilhão e depois o prato. E novamente, não comi sobremesa. Apesar de gostar muito de doces, não me apetecia mesmo! O truque está mesmo no equilíbrio. Já escrevi sobre o dia da asneira, a minha opinião sobre isso, e podem ver aqui.





Por isso mesmo, algumas dicas para quando sabem que o fim-de-semana vai ser diferente, com ´direito´a alguns erros alimentares.


Mantenha as suas refeições: Claro que, se calhar não acorda tão cedo como durante a semana, mas é importante que faça todas as suas refeições e não 3 durante todo o dia. Não pode pensar ´ah como tenho um jantar hoje, vou passar o dia todo sem comer para depois aproveitar´!

Ande sempre com alimentos: Frutos secos, fruta, ovos, iogurtes, queijo da vaca... são alguns exemplos de alimentos que podem andar com vocês, dependendo claro do local onde se encontram e das temperaturas. Pelo menos fruta e frutos secos é com o que ando sempre, e foi o meu lanche ao vir de Santo Tirso no comboio.
 
Não deixe o ginásio, a caminhada, a corrida ou os exercícios de lado. Se se mantiver ativo irá sentir-se muito melhor e com muito mais energia, além de ajudar a controlar o seu peso. Se sabe que vai ter um dia diferente amanhã, que tal marcar já na agenda que de manhã vai dar uma caminhada?!? Claro que muitas vezes tal não é possível. Posso partilhar com vocês que tive uma semana sem correr, pois não consegui mesmo, mas depois disso defini que iria correr quase todos os dias e que tinha mesmo de conseguir. Assim foi!
 
Se tem um jantar ou uma festa, não vá com fome! Se assim for, vai para o jantar e acaba por comer maior quantidade de comida. Truque: Coma uma sopa antes de sair de casa. Se não estiver em casa, lanche bem para não chegar cheio de fome a essa hora. 

Comeu uma sobremesa? Ao fim-de-semana a vontade de "sair da linha" é maior e pode acontecer. Se tiver um jantar e acabar por comer uma sobremesa ou um doce, não pense: Perdido por 100, perdido por 1000. Comeu, tudo bem, mas siga em frente e volte novamente à sua alimentação! Qual é o problema de comer essa sobremesa? Não pode ficar com peso na consciência e marterizar-se por isso! Como já disse, a chave é mesmo a moderação. Eu também como sobremesas e faço asneiras, mas depois volto à minha alimentação normal e faço questão de fazer exercício físico.

Aqui ficam mais algumas fotografias do meu fim-de-semana :)
 


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Dicas | 5 truques para tornar a sua sandes mais saudável




SANDES SANDES SANDES...Na minha opinião não deve fazer parte das nossas refeições principais, mas por vezes se tal tiver que ser, acho que o importante é sabermos que combinações fazer de forma a torná-las mais equilibradas. O objetivo não será fazer deste tipo de alimentos as vossas refeições, mas por vezes não conseguimos ´fugir´dela.. e por isso mesmo, nada melhor que saber que opções fazer.
 
Normalmente o que é que acontece? Fazemos um pão com manteiga, com fiambre e está feito... mas não! Se querem mesmo fazer uma sandes têm de ´apostar´nela e perceber de que maneira fica mais saudável e equilibrada. Além disso, com a praia, acho que muitos de vocês optam por levar sandes para passar lá o dia. Esse tema será outra publicação, pois há muitos mais alimentos e refeições que podemos levar, sem ser passar o dia a comer pão.
 
Dou-vos o exemplo de quando fui para a neve. Sim, a maioria dos nossos almoços foram sandes, porque era realmente o mais fácil e prático de levar.  Ficam aqui algumas fotografias das minhas sandes para comprovar :)
 



Dicas:
  • Opte por uma fatia de pão em vez de 2 fatias de pão. Além disso, opte sempre por pão escuro ou integral, não por ´emagracer´mais que o pão branco, mas sim por ser mais rico em fibra. Assim, optando apenas por uma fatia de pão, pode aumentar a quantidade de proteína, legumes e hortícolas. 
  • Caso não sinta falta do pão, pode optar por alface para embrulhar. Que tal? Experimente!
  • Tempero: Azeite, vinagre, ervas aromáticas e/ou especiarias. Nem pensar em molhos com maionese ou ketchup (digo isto para as sandes como para todo o resto). 
  • Legumes: Alface, tomate, cenoura, rúcula, pimentos, abacate, pimento... pensem nos legumes que mais gostam e experimentem em adicionar! 
  • Húmus, é outra opção para rechear o vosso pão, mais conhecido por pasta de grão de bico. Podem ver a receita aqui. Foi uma das opções para as minhas sandes da neve, em que juntei tomate às rodelas e ovo cozido.

O que é obrigatório deixarem de lado:
  • Bacon
  • Maionese
  • Batatas-fritas 

Vejam só estas marmitas para transportar as nossas refeições! DEMAIS! Dá para transportar imensa coisa, já viram? Acho que é uma ótima aquisição para a praia!
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Dicas | 5 dias da semana, 5 pequenos-almoços da Maria

Temos mais uma semana pela frente e sinto que muitas vezes um dos problemas para vocês é conseguir variar o pequeno-almoço! Acho que o essencial é perceberem o que tem de estar presente nesta refeição e depois é só perceberem como podem fazer as vossas combinações, de acordo com os vossos gostos, de forma a variar e terem prazer a comer! Aqui deixo algumas ideias do que costumo fazer, claro que, dependendo do tempo e ´paciência´que tenho de manhã :) Algumas destas ideias ficam preparadas com antecedência, porque como devem imaginar, não faço panquecas todas as manhãs :)

 

Panquecas de aveia (Receita aqui)

Normalmente faço panquecas para a semana inteira, e depois recheio com o que gosto.

Iogurte natural, frutos vermelhos, fruta são alguns exemplos.

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Ovos mexidos, um dos meus pequenos-almoços preferidos ;) Quem diria...

Normalmente acompanho com fruta e queijo fresco, então agora com o calor apetece mesmo com alimentos mais frescos.

Às vezes também acompanho com frutos secos. 

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 A dita aveia que eu tanto gosto! Ora crua, ora em papas de aveia ou ´overnight´, um pequeno-almoço que também gosto muito.

Costumo juntar iogurte natural e fruta, bem como algumas sementes.

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 Waffles de aveia (Receita aqui)

Costumo fazer de aveia mas podem fazer como quiserem. Waffles de farinha de arroz, coco etc...E a massa é igual às panquecas, por isso até podem fazer os dois tipos! Nesta fotografia acompanhei com queijo fresco e guacamole. Podem achar estranho, mas fica bom, é uma questão de experimentarem.

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Pão, também pode ser uma opção.

Gosto imenso de pão mas não como muito. E não como muito porquê? Porque sinto que fico com fome mais cedo, ou seja, não me ajuda a manter a saciedade ao longo do dia. Dica: Quando querem comer pão, optem pelo escuro e tentem acrescentar alguns tipos de vegetais ou legumes.

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Qual é a vossa maior dificuldade ao pequeno-almoço? Eu adoro esta refeição, é talvez a que mais gosto de todo o dia! 

 

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Receitas | Bolo de banana

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E que vos parece este bolo de banana? Saudável e sem açúcar!

Ingredientes:
👉4 colheres de sopa de flocos de aveia
👉2 bananas 
👉2 ovos 
👉1 colher de sopa de linhaça moída
👉1 colher de sobremesa de fermento
👉1 punhado de frutos secos partidos grosseiramente
👉 Canela a gosto
👉1 maçã vermelha

 

Modo de preparação e confeção:
👉Pré-aquecer o forno a 180ºC
👉Colocar os flocos de aveia, a linhaça, os frutos secos, a canela e o fermento numa taça. Envolver bem.
👉Esmagar as bananas e envolver com a mistura anterior.
👉Bater os ovos e juntar ao preparado anterior até ficar com uma mistura homogénea.
👉Dispor numa forma (eu utilizo as formas de silicone que são super fáceis para depois o bolo sair e não é necessário colocar qualquer gordura para untar).
👉Partir a maçã às rodelas e colocar por cima.
👉Levar ao forno cerca de 30/45 minutos.

 

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Santos Populares? Vamos lá!

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Estamos na época dos Santos Populares e muitas vezes pensamos em como manter uma alimentação saudável e equilibrada durante estes dias… Não deixe de ir, mas vá com moderação :)

 

Antes de mais, tenha uma alimentação controlada e equilibrada durante o dia para que não chegue à noite e à festa cheio de fome. De certeza que assim irá fazer escolhas mais acertadas e de acordo com o que realmente prefere. E claro, já sabem o truque de comer uma sopa antes de sair de casa, para nos acalmar a ´fome´até lá chegar. Podem achar estranho, mas é o que eu faço e vejo realmente diferenças no que como depois. Para mim faz todo o sentido, pois não deixo de comer o que quero, só tenho mais controlo no que como. E aí é que está o desafio! 

 

Álcool: Claro que uma água é preferível, mas nestes dias podemos abrir uma exceção. Que tal optar por uma cerveja ou por um copo de vinho? Deixe as caipirinhas ou a sangria de lado, pois contêm maior quantidade de açúcar.

 

Sardinhas: Típico desta altura do ano e um ótimo alimento! Qual é o problema? Normalmente vêm sempre acompanhadas de pão…E aí é que exageramos, certo? Que tal optar por 1 fatia de pão para todas as sarinhas? É sempre uma opção e garanto-lhe que o pão ainda fica mais saboroso! Ah e não se esquecer... sempre uma salada a acompanhar.

 

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