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Receitas | Almoço por menos de 2€

A.Lombinhos de frangoo_poetenalinha.jpg

 

Muitas vezes fala-se no preço de uma alimentação saudável. Na minha opinião ter uma alimentação saudável não é obrigatoriamente caro. Lá porque os frutos secos são saudáveis, não têm de comprar carradas deles! O mesmo para todos os alimentos que são muito falados e que são caros. Vejam a receita seguinte em que vos demonstro o que estou a dizer :)

 

Ingredientes:

  • Lombinhos de frango (450g)
  • Arroz (1 chávena: 190g)
  • Tomate (3)
  • Alho q.b
  • Azeite q.b
  • Vinagre q.b
  • Sal q.b

A.Lombinhos de frango_poetenalinha.jpg

 

Temperei os lombinhos de frango com um bocadinho de sal e sumo de limão. O acompanhamento foi arroz branco e salada de tomate (temperada com azeite, vinagre e orégãos) :) É um prato fácil e rápido de fazer. Podem colocar sumo de limão por cima dos lombinhos de frango se gostarem, pois fica com um ótimo sabor. Este tipo de refeição é muito prática e fácil de fazer, uma vez que não precisa de "grande ciência", ou seja, se têm de fazer o almoço ou o jantar a correr, pode ser uma boa opção. 

 

Fazendo as contas, vamos lá ver a quanto saiu esta refeição:

  • Lombinhos de frango (450g) = 2,99€
  • Arroz (1 copo: 190g) = 0,17€                                                    -> 3,70€       
  • Tomates (3) = 0,54€

 

Este prato dá sensivelmente para 2 refeições, ou seja, se fizerem as contas e arredondando, cada refeição saiu a 1,85€. Além disso, é importante referir que fiz arroz a mais e que vai dar para bem mais refeições.

 

Falta adicionar os valores dos temperos, mas uma vez que não contamos as gramas que colocamos torna-se difícil. Normalmente pagamos bem mais por um prato quando comemos fora e muitas vezes não "sabemos" o que estamos a comer. Se fizerem em maior quantidade para dar para mais refeições ainda dilui mais o preço, permitindo que tenham uma alimentação saudável. Em vez de fazerem apenas 450g de lombinhos, podem logo fazer duas ou três vezes mias (É o que faço a maioria das vezes). Claro que também temos de ter em conta eletricidade e água, mas isso é como em todas as nossas confeções. 

 

Tirem da ideia que ter uma alimentação saudável é obrigatoriamente caro, porque não é. Se comerem também um prato de sopa e uma peça de fruta, é capaz de ficar por volta dos 4€. É fundamental que estejam atentos às promoções existentes, normalmente semanalmente, e que se organizem de forma a conseguirem poupar em algumas refeições. 

 

 

 

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Partilha pessoal | Mais uma semana, mais marmitas e lancheiras





Por vezes não é fácil conciliar a nossa alimentação com o nosso trabalho, principalmente quando começamos a trabalhar logo de manhã e saímos às 20h00, isso também me acontece e admito que é bem difícil manter uma alimentação saudável, até porque por vezes nem há tempo para comer. Na realidade temos de fazer um grande esforço para manter uma alimentação saudável e equilibrada, mas muitas vezes é mais forte que nós, acabamos por não levar comida e temos de ir ao café almoçar/lanchar. Ou seja, se quisermos ter um estilo de vida saudável, só custa até começar a fazer parte do nosso dia-a-dia. A partir daí já é um hábito como outro qualquer. 
 
Como acho que a partilha entre nós é fundamental para nos ajudarmos, aqui fica a minha semana :)
 
  • Pequeno-almoço: Não variava muito o pequeno-almoço, mas agora ando sempre entre iogurte, flocos de aveia e fruta ou ovos mexidos com fruta. É realmente uma refeição que gosto e que me dá imenso prazer! Às vezes se for correr de manhã como só uma banana, mas esta semana não aconteceu. A corrida tem ficado para o fim-da-tarde, que é quando está mais fresquinho. Nunca, mas nunca, podem começar o dia com bolos de pastelaria, croassaints, bolachas... Esse tipo de alimentos são ricos em açúcar e em gordura, não trazendo nada de benéfico ao vosso dia-a-dia! Não me digam que é mais fácil e que é porque não têm tempo! Ficam aqui exemplos de pequenos-almoços para toda a semana.
 




  • Snack da manhã: Dependendo da minha manhã e das horas a que acordo, há sempre a possibilidade de um pequeno lanche a meio da manhã. Costumo levar na marmita, mas tenho sempre bolachas de arroz no carro para alguma emergência. Normalmente opto por queijo fresco, frutos secos, fruta, ovo cozido... Exemplos de snacks, aqui.



  • Almoço: Tenho a sorte da maioria das vezes conseguir vir almoçar a casa. Esta semana fui almoçar fora ontem e queria uma salada mas já tinha terminado, então optei por arroz de pato com salada. Há sempre forma de, no meio de várias opções, fazermos a melhor escolha. Também queria uma sopa, mas era de feijão e chouriço, por isso deixei de lado. São poucas as vezes em que tenho de fazer almoço porque normalmente faço jantar a pensar logo no almoço do dia seguinte, o que me facilita muito. Esta semana foram bifes de peru, ovos mexidos, pato no forno... Inicio todas, ou quase todas as minhas refeições com uma sopa de legumes e depois o prato principal. A acompanhar tenho sempre salada ou legumes (tenho optado mais por brócolos), e depois ou arroz ou batata-doce. Se costumam almoçar fora e acham que é um problema para manter uma alimentação saudável, vejam esta publicação.
 


        • 1º Lanche da tarde: Normalmente vai na marmita, dependendo de onde estou. Admito que às vezes não há muito tempo para preparar então o que tenho feito é colocar logo de manhã ovos a cozer, antes de sair de casa, pego neles, coloco numa marmita e fica o lanche da tarde. Podem crer que fico mesmo bem. Também levo frutos secos, fruta e iogurtes. Adoro a combinação frutos secos, queijo fresco e fruta.. para quem me segue, já sabe :) Se pensarem bem, não dá trabalho nenhum preparar o lanche na noite ou no próprio dia de manhã, mas percebo que muitas vezes o que apetece é mesmo estar sentado de sofá. Mas, e como digo sempre, se não fizermos por nós, ninguém fará. Se precisam de ideias para lanches, aqui fica.



  • Jantar: Primeiro sopa (se ainda não tiver comido), claro! Esta semana foi sopa de feijão verde (ficaram feitas 4 marmitas e duas delas já estão congeladas), bem cremosas como eu gosto!! O almoço, ou sobra do almoço, ou do dia anterior, ou faço alguma coisa quando chego. Esta semana foram bifes de peru grelhados com batata-doce e salada, caldeirada com brócolos. 




      • Ceia: Normalmente não faço esta refeição porque fico satisfeita ao jantar e já não preciso de comer antes de me deitar. Muitas vezes precisam de fazer esta refeição se ao jantar acabam por comer apenas uma sopa ou nada de especial. Não pode ser! Se precisam de ideias para a ceia, vejam aqui.
 
 
O mesmo para o exercício físico, tenho conseguido correr dia sim, dia não. Às vezes não dá, mas tento compensar.  Agora toca é a aproveitar o fim-de-semana para ir os dois dias. Amanhã corro por aqui, domingo vou à corrida em belém. Alguém vai andar por lá? 
 
 
 
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3 dicas para o ajudar a combater a publicidade

 


A publicidade a bolachas, bebidas e alimentos açucarados é imensa! Se por vezes para nós é difícil distinguir o que realmente é saudável ou não, quanto mais as crianças. Além disso, nem têm consciências dos malefícios deste tipo de alimentos! Além disso, a maioria das vezes esta publicidade acaba por estar associada a momentos agradáveis para as crianças, o que as faz muitas vezes pedir aos pais para comprar esse alimento.
  • Antes de mais seja o exemplo. Se tal não acontecer, nada feito. Não podemos dizer às crianças que não podem comer gomas porque faz mal aos dentes e depois nós fazermos.
  • Explique por que razão quando vão às compras não passam pelos corredores das batatas-fritas, chocolates ou bolachas. É fundamental que eles percebem desde cedo os malefícios desse tipo de alimentos.
  • Perca tempo na zona dos legumes: Que tal sugerir que o seu filho escolha um legume que ainda nunca experimentou e desafiá-lo para depois ajudar a cozinhá-lo?
Cuidado com tudo o que passa na televisão ou na rádio, não podemos ir em modas e considerar que o alimento xpto é super saudável. Posso-vos dar já um exemplo: As batatas fritas, lá por serem light, continuam a ser batatas fritas, é exatamente a mesma coisa! Por mais light que sejam nunca vão ser um alimento saudável. Dou-vos um exemplo prático: bolachas de arroz, normalmente aconselho. Mas, sem chocolate! As bolachas de arroz surgiram e depois vieram as bolachas de arroz com camada de chocolate. Lá porque são de arroz, não é uma opção de escolha para o lanche.
Por isso mesmo, aqui ficam algumas dicas para a hora da decisão de compra:
 
  • Desconfiem sempre! Sabem bem que há bastantes alimentos na moda, e por isso mesmo, as marcas têm de se adaptar e produzir produtos que estejam adequados à época. 
  • Escolham sempre os mais simples: Se quiserem adicionar fruta, façam-no em casa. Se quiserem juntar sementes, façam-no em casa... etc etc...
  • Tenham em atenção os rótulos: Claro que não quero que percam um tempo infinito a olhar para os rótulos de todas as embalagens, mas hoje em dia os rótulos estão disponíveis na internet. Ou então, se já forem com os cereais que vão comprar definidos, não ponham em hipótese experimentar outros. Analisem primeiro e depois é que compram.
 
Dicas para a escolha de cereais de pequeno-almoço para crianças, aqui.
 
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2 Alimentos que não deve comer antes de dormir + 5 ideias de snacks para ceia




Existe muita gente que tem dificuldade em escolher que alimentos deve comer à noite, quando a fome aperta antes de ir dormir. Pois bem, se quiserem saber algumas ideias, leiam esta publicação.
Por vezes há alimentos que nos apetecem MESMO MESMO à noite… não concordam que nos apetece muito mais asneiras à noite do que durante o dia?!? Sentados no sofá, a ver um filme ou uma série.. calhava mesmo bem aquele alimentos xpto…Quanto ao que não devem mesmo comer, aqui ficam:
 
  • Bolachas: Antes de mais, não sou fã de bolachas pois acho que não nos fazem falta nenhuma! Aquela bolachinha maria ou torrada antes de dormir?! Não, não é de todo uma boa opção. Podem ver vários rótulos de bolachas, aqui. Bolachas estão carregadas de açúcar e gordura, não sendo de todo um alimento a incluir na nossa alimentação quanto mais antes de dormir. Caso lhe apetece algum alimento crocante, opte por bolachas de arroz ou frutos secos.
 
  • Doces: É mesmo a essa hora que lhe apetece aquele chocolate que está na despensa? Ou é mesmo a essa hora que vai para a despensa ver que alimento doce é que a vai satisfazer? Se lhe apetece um doce à noite, pense `apetece-me um doce, mas então vou comer alguma coisa doce mas mais saudável´. Banana esmagada com canela, ou maçã cozida com canela… e acompanhar com uns frutos secos. O que vos parece? A alteração de comportamentos alimentares por vezes é difícil, mas é só até começar.
 
E agora, algumas ideias:
  • 1 chá de camomila + Frutos secos
  • 1 iogurte natural + 1 colher de chá de canela
  • 1/2 queijo fresco + Nozes
  • Bolachas de arroz + Queijinho da vaca 
  • Gelatina + 1 iogurte + Nozes 

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Dicas | 4 dicas para ter um jantar saudável quando chega tarde a casa

 

 

Chego muitas vezes tarde a casa. Acredito que muitos de vocês também. E agora no inverno não corro à noite sem ser acompanhada, mas quando é verão, muitas vezes é à noite que o faço, pelo que as coisas têm mesmo de estar minimamente preparadas para conseguir jantar. Sendo assim, torna-se difícil organizar e preparar o jantar mas tem mesmo de ser... Acredito que para vocês também seja complicado, chegar a casa pelas 20/20:30 e ainda ter de preparar as vossas refeições. Mas tem mesmo de ser, porque comer pão ou cereais não é mesmo opção e não faz sentido nenhum!

 

Um dos grandes problemas que me referem em consulta é esta dificuldade, o jantar…ou porque chegam muito tarde a casa, ou porque não têm tempo para o fazer ou mesmo porque não têm paciência.Sendo assim e antes de mais, é fundamental que varie as suas refeições, pois é um dos aspetos fundamentais para manter uma alimentação equilibrada e saudável. 

 

Primeiros passos:

 

  • Assim que chegar a casa coma logo uma sopa! Assim faz com que seja mais fácil ficar com disposição para preparar o jantar e se "aguentar" até lá. Se não o fizer é muito mais provável optar por bolachas, pão, queijo.. até o jantar estar pronto, o que muitas vezes faz com que já não tenha fome ao jantar! Além disso, este tipo de alimentos nada tem de benéfico a esta hora. Ou seja… evite o ato de petiscar!

 

  • Comece a deixar as coisas preparadas na noite anterior… irá facilitar muito mais a preparação do jantar do dia seguinte. Claro que não é preciso estar a noite toda na cozinha para ficar com as refeições preparadas, mas quando falamos em deixar preparado é pelo menos saber o que vai jantar. Se tal não acontecer, chega a casa às 20h e ainda tem de pensar no que vai descongelar para jantar... não vai acabar bem.

 

  • Faça em grande quantidade. Se vai fazer uma embalagem de bifes, porque não faz logo duas? O mesmo para o frango, para o peixe ou para todas as refeições. Quando faço bifes, faço logo uma embalagem para ficar para alguns dias. O mesmo se passa quando cozo peixe ou quando faço um prato de forno. 

 

  • Aproveite o fim-de-semana para cozinhar e congelar em doses individuais. Claro que não é o que nos apetece fazer ao fim-de-semana, mas na realidade, tem mesmo de ser! Não á passar o fim-de-semana todo na cozinha, mas pelo menos organizar-me minimamente para começar a sua semana com os alimentos de que precisa em casa e pelo menos com sopa feita. Nos dias em que chegar mais tarde acaba por ter o jantar pronto, é só aquecer. Claro que tem de pensar no dia anterior, ou pelo menos de manhã, em retirar a marmita do congelador para quando chegar a casa ser só aquecer.

 

Nos dias em que chega tarde e não preparou nada:

 

  • Já pensou que se descongelar bifes de peru, é só colocar a grelhar, fazer uma salada (ou ter os legumes estufados já prontos) e fazer arroz (pode fazer arroz em maiores quantidades para dar para as seguintes, bem como batata-doce etc). Jantar pronto em 20 minutos.

 

  • Misture uma lata de atum, ovo cozido, tomate, cebola, pepino, abacate, massa cozida (já pode estar cozida)… quanto tempo acha que demora a fazer o jantar? Tempere com coentros, azeite e vinagre, jantar pronto!

 

  • Faça uma omelete. Ainda mais rápido, omelete de microondas (receita aqui) ou de forno (receita aqui)

 

É uma questão de se organizar e arranjar estratégias para que consiga ter sempre um jantar saudável e equilibrado! Não custa nada :)

   

 

 
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Sábado | BRUNCH BRUNCH BRUNCH




Hoje é sábado, um dia ótimo para variar as nossas refeições! Concordam? Sair da rotina, fazer uma refeição em família, na conversa e a contar como foi a semana... Uma boa desculpa para algum tempo passado à mesa :)
Por aqui é uma coisa que tenho feito, e que sinceramente... adoro! 

O menu que temos feito é:

  • Ovos mexidos: Normalmente faço só mesmo ovos simples, mas também gosto de juntar cebola e coentros. Outra ideia que também podem gostar é fazer cogumelos salteados para acompanhar, fica ótimo! É só colocar um bocadinho de azeite e alho picado na wok... deixar cozinhar, e voilá.
  • Guacamole: Por acaso nunca fui muito fã de abacate, mas pensei `epa vamos lá tentar arranjar uma maneira de gostar do sabor´e consegui... com guacamole. Se quiserem a receita, está aqui. Gosto de acompanhar com os ovos mexidos, com panquecas ou até com bolachas de arroz.
  • Panquecas: Há imensas variedades de panquecas para surpreenderem o pessoal aí de casa.. :) Aqui ficam algumas receitas:
  • Waffles, receita aqui. Gosto de comer queijo fresco, iogurte ou fruta. 
  • Torradas de batata-doce, é só DEMAIS! É tão fácil de fazer e uma forma de variar. É só cortar as batatas-doces na longitudinal e colocar na torradeira, cerca de 2 a 3 vezes. Fica ótimo ou com guacamole ou queijo fresco. Experimentem e partilhem :)

Todas estas ideias são adaptáveis ao que vocês gostam. É só terem imaginação e perceber como podem fazer alterações consoantes os gostos aí de casa.





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